6 de junho de 2011

Aula de Breaking - Estilo ABSTRATO

ESTILO DA DANÇA B.BOYING - ESTILO ABSTRATO
Existem muitos estilos diferentes individuais utilizados na dança Breaking. Estilos individuais, muitas vezes resultam da região de origem e de influências. de um dançarino
Embora existam algumas generalidades nos estilos que existem, muitos bailarinos combinam elementos de diferentes estilos, com suas próprias idéias e conhecimentos a fim de criar um estilo único e próprio.
Dentre eles… o ABSTRATO…
Abstrato (ou Abstract): é um estilo muito amplo de Breaking que pode incluir a incorporação de “threading” footwork, o movimento freestyle para acertar batidas, house dance, e estilo “circus” (tricks, contorcionismo, etc.)






O que é o Estilo Abstrato? Como inventaram?
Ainda não se sabe sobre os artistas que inventaram o “ESTILO ABSTRATO”, mas temos alguns nomes como referencia que influenciaram a dança dentro do movimento BREAKING-BBOYNG:

Benji
Cracker Zacks
Detours
Dyzee
Ground Zero
Knuckle Heads
Lionz Of Zion
Mike The Cure
Nomak
Paranoid Android
Scarecrow
Slick On of Monkey Bars
Soul Control
Vex

Alguns só dançam o estilo, outros misturam as técnicas com as raízes do BREAKING, formando sua própria identidade artística dentro do movimento.
A Dança Contemporânea tem uma grande influencia dentro do estilo ABSTRATO.



Dança Contemporânea, é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto do século XX. Mais que uma técnica específica, a Dança Contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos da dança moderna e pós-moderna.
O desenvolvimento da Dança Contemporânea foi paralelo, mas separadamente do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. Distinções podem ser feitas entre a Dança Contemporânea Americana, Canadense e Européia.
Enquanto a dança moderna modificou drasticamente as “posições-base” do Ballet Clássico, além de tirar as sapatilhas das dançarinas e parar de controlar seu peso e mantém, no entanto, a estrutura do Ballet, fazendo uso de diagonais e, digamos assim, dança conjunta, a Dança Contemporânea busca uma ruptura total com o Ballet, chegando, às vezes, até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, idéias e etc.



Os solos de improvisação são bastante freqüentes.
A composição de uma trilha para um espetáculo de Dança Contemporânea implica em diversos outros fatores além da própria composição musical.
Com raízes na Dança Moderna de Martha Graham, a Dança Contemporânea surgiu na década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.
Alguns dos expoentes do seu início são Merce Cunningham, Twyla Tarp, Débora Hay, Meredith Monk e Trisha Brown.
No Brasil, um dos destaques da década atual é a bailarina e coreógrafa Ana Andréa, do Rio de Janeiro.
Depois de um período de intensas inovações e experimentações que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte finalmente – na década de 1980 – a Dança Contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria embora algumas vezes faça referência ao Ballet Clássico.
Durante a década de 1990, a Dança Contemporânea alcançou a maturidade e, atualmente há diversas companhias e circuitos mundiais de Dança Contemporânea como o Cidades que Dançam.
A Dança Contemporânea não possui uma técnica única estabelecida. Todas os tipos de pessoas podem praticá-la. Uma das possibilidades de conhecer nosso corpo, é através da dança.